Pensamento Computacional Desplugado

Ensinar computação na escola, nem sempre requer o uso de computadores ou outras tecnologias digitais. Isso porque, os princípios da computação podem ser trabalhados de forma teórica e prática com atividades totalmente desplugada. 

Em minhas aulas, eu costumo perguntar aos meus alunos o que é Pensamento Computacional (PC) e as respostas são diversas, como: é o pensamento do computador, é um código, um programa, a inteligência. Mas o fato é que, na verdade, todas essas coisas dependem das estratégias do Pensamento Computacional, mas não são o PC. 

O Pensamento Computacional é uma forma de organizar as ideias para executar tarefas e/ou resolver problemas de forma estratégica e organizada e, claro que fazemos exatamente isso ao criar um programa de computador: organizamos as ideias em uma ordem correta, de modo que a máquina entenda e execute. Talvez seja daí a confusão. 

Mas como estruturar o pensamento para resolver problemas não depende de computadores, até porque desde que o mundo é mundo nós resolvemos problemas sem máquinas, então ensinar o PC também não depende deles. 

Chamamos as atividades de computação que não usam os computadores de atividades desplugadas. Em contrapartida, o oposto são as atividades plugadas. 

O pensamento computacional é composto por 4 pilares:

  • Reconhecimento de padrões: identificar similaridade entre dados, problemas, situações e a forma como resolvê-los;
  • Abstração: identificar as informações relevantes de um problema e descatar as outras;
  • Decomposição: dividir um problema em pequenas partes, resolvê-las separadamente para encontrar a solução final;
  • Algoritmos: listar uma sequência de passos ou comandos para resolver uma situação ou executar uma tarefa;
Você sonsegue perceber que já fazemos isso em todo o processo escolar, desde pré-escola? Pois é, a diferença e que não fazemos isso intencionalmente.
Quando adicionamos à nossa grade disciplinas como computação e robótica, passamos a estudar o pensamento computacional de forma intencional para resolver qualquer problema.
E como eu disso, é possível fazer isso desde a educação infantil. Esse e outros assuntos vamos tratar no Workshop Robótica Kids: como desenvolver aulas de robótica para a Educação Infantil, e você pode clicar no botão abaixo para se inscrever.
Esse e outros assuntos vamos tratar no Workshop Robótica Kids: como desenvolver aulas de robótica para a Educação Infantil, e você pode clicar no botão abaixo para se inscrever.
E eu não posso deixar de dizer: você ainda GANHA um e-book completo com o passo a passo para planejar + tutoriais para turbinar suas aulas da Educação Infantil com robótica.

Eu mesma uso muitas atividades de computação desplugada com meus alunos de todas as idades. E vou compartilhar com você uma atividade em formato de jogo que criei para ensinar PC aos meus alunos da Ed. Infantil.

Em uma sequencia de aulas, trabalhamos o PC totalmente desplugado.

1. Trabalhamos a lateralidade.

2. Trabalhamos PC desplugado com o jogo.

3. Partimos para o PC plugado com code.org.

Se você levar essa prática para a sua escola, lembre de fotografar e compartilhar comigo! Eu vou amar ver!

Railane Costa
Fundadora do Da lousa à Robótica e do PROBOT | Professora
Doutoranda e Mestre em Ensino | Engenheira da Computação

Workshop Robótica Kids

27, 29 e 31 de Março

Do planejamento à prática: saiba como desenvolver aulas de robótica com materiais acessíveis e sustentáveis para alunos pré-leitores. 

Quer receber conteúdos?

Entre para nosso grupo no Telegram.

Todos os direitos reservados. Da lousa à Robótica. 2020 ©.

Cadastre-se! Vamos te avisar sempre que tiver conteúdo novo.