Ensinar computação na escola, nem sempre requer o uso de computadores ou outras tecnologias digitais. Isso porque, os princípios da computação podem ser trabalhados de forma teórica e prática com atividades totalmente desplugada.
Em minhas aulas, eu costumo perguntar aos meus alunos o que é Pensamento Computacional (PC) e as respostas são diversas, como: é o pensamento do computador, é um código, um programa, a inteligência. Mas o fato é que, na verdade, todas essas coisas dependem das estratégias do Pensamento Computacional, mas não são o PC.
O Pensamento Computacional é uma forma de organizar as ideias para executar tarefas e/ou resolver problemas de forma estratégica e organizada e, claro que fazemos exatamente isso ao criar um programa de computador: organizamos as ideias em uma ordem correta, de modo que a máquina entenda e execute. Talvez seja daí a confusão.
Mas como estruturar o pensamento para resolver problemas não depende de computadores, até porque desde que o mundo é mundo nós resolvemos problemas sem máquinas, então ensinar o PC também não depende deles.
Chamamos as atividades de computação que não usam os computadores de atividades desplugadas. Em contrapartida, o oposto são as atividades plugadas.
O pensamento computacional é composto por 4 pilares:
Eu mesma uso muitas atividades de computação desplugada com meus alunos de todas as idades. E vou compartilhar com você uma atividade em formato de jogo que criei para ensinar PC aos meus alunos da Ed. Infantil.
Em uma sequencia de aulas, trabalhamos o PC totalmente desplugado.
1. Trabalhamos a lateralidade.
2. Trabalhamos PC desplugado com o jogo.
3. Partimos para o PC plugado com code.org.
Se você levar essa prática para a sua escola, lembre de fotografar e compartilhar comigo! Eu vou amar ver!
Do planejamento à prática: saiba como desenvolver aulas de robótica com materiais acessíveis e sustentáveis para alunos pré-leitores.
Entre para nosso grupo no Telegram.