O início do ano letivo se aproxima e, nessa época, sempre queremos fazer uma atividade mais dinâmica e diferente para engajar e encantar os alunos. Nas aulas de robótica não é diferente. A professora Daniela, do curso Da lousa à Robótica, me pediu uma dica de atividade nesse sentido e, por isso, resolvi escrever esse post.
Bem, muito raramente eu começo o ano letivo com atividades práticas. Em minha opinião, os alunos precisam refletir sobre alguns princípios da Robótica antes de por a mão na massa, até como forma de valorização. Pois bem, vou compartilhar duas atividades que costumo fazer e sempre dão certo.
Atividade 1: Cads:Perguntas e Respostas sobre Robótica
Passo 1: Imprima os cards com perguntas do arquivo (clique aqui para baixar) em papel cartão
Passo 2: Leve os cards para a sala de aula
Passo 3: Individualmente, peça para que um aluno sorteie um dos cartões, leia a pergunta em voz alta e comente com a resposta.
Passo 4: Após a resposta do aluno escolhido, estimule os demais alunos a responderem a mesma pergunta
Passo 5: estabeleça um tempo limite para cada pergunta na aula (sugestão de 5 minutos)
Passo 6: conduza a atividade de forma descontraída
Passo 7: Reflita com a turma como a Robótica e a tecnologia tem mudado o mundo e o quão importante é o seu estudo.
Atividade 2: EU ROBÔ
A atividade do “eu robô” consiste em escolher um aluno da turma (o ideal é que seja voluntário) para ser o ROBÔ. Os demais alunos deverão conduzir o robô com comandos precisos para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Neste exemplo, o robô terá que fazer um desenho na lousa ou em um papel.
Clique aqui para baixar o anexo com as plaquinhas da atividade.
Veja o passo a passo da atividade:
Passo 1: Separe os cartões com os desenhos para entregar aos mestres e ao robô.
Passo 2: Explique a dinâmica para a turma, mostrando alguns cards.
Passo 3: Escolha um voluntário para ser o ROBÔ;
Passo 4: Defina duplas para serem mestres. Permita que os alunos escrevam em um papel uma ordem lógicas de comandos a seguir; (caso a turma seja muito grande, poderá ser um grupo maior)
Passo 5: Estabeleça uma ordem para que cada dupla seja o MESTRE uma vez;
Passo 6: Inicie a atividade. Estabeleça um tempo limite (10 minutos para cada robô);
Passo 7: A dupla que estiver com a plaquinha de MESTRE tem o turno de fala de comandos;
Passo 8: Encerre a atividade refletindo com os alunos como os robôs funcionam. Como os robôs seguem apenas os comandos que programamos para ele e caso sejam programados de forma errada não executarão as tarefas corretamente. E essa é uma das aprendizagens da disciplina.
Essas são atividades que costumo fazer com os meus alunos. Espero que dê certo por aí também! Não esquece de me contar como foi!
Abraço!
Esse artigo foi escrito pela professora Railane Costa
Mestre em Ensino
Engenheira da Computação
Professora e empreendedora
Idealizadora do @probot_edu e @dalousaarobotica
Um evento totalmente Online e gratuito para professores que querem inovar em suas aulas com a Robótica Educacional.
De 25 a 27 de janeiro
Participe!
Entre para nosso grupo no Telegram.