Lixeira Automática com Arduino e Pictoblox

A Lixeira Automática a utilizando Arduino e programada com PictoBlox é um projeto coringa e de baixo custo para fazer com estudantes de diferentes idades e séries. Este projeto não só ensina aos alunos conceitos fundamentais de eletrônica e programação de uma maneira divertida e interativa, mas também promove a conscientização sobre a gestão de resíduos e a importância da reciclagem. O sensor ultrassônico é utilizado para detectar a proximidade de objetos (ou da mão de uma pessoa), a lixeira automaticamente abre sua tampa, facilitando o descarte de resíduos sem contato físico. A programação com PictoBlox, uma plataforma baseada em Scratch que suporta programação visual para Arduino, torna o aprendizado acessível a estudantes sem experiência prévia em codificação. Além disso, é um projeto considerado simples, já que usa uma lógica de programação com poucos blocos.

Além do desenvolvimento das habilidades relacionadas à Robótica, um projeto com a Lixeira Automática também pode estar alinhado com diferentes disciplinas do currículo escolar, como:

  • Ciências: Explore conceitos de física relacionados a sensores e motores, além de discussões sobre sustentabilidade e impacto ambiental.
  • Matemática: Inclua cálculos de distância, ângulos de abertura da tampa e programação de tempo, promovendo o raciocínio lógico.
  • Tecnologia e Informática: Aprofunde-se na programação com PictoBlox, abordando lógica de programação, loops, variáveis e funções.
  • Artes: Estimule a criatividade no design da lixeira, incentivando os alunos a pensar sobre como a estética pode influenciar o comportamento das pessoas em relação ao descarte de resíduos.

Outra opção é também alinhar o planejamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enriquecer o projeto. Um exemplo são os ODS 12 e 13:

  • ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Promove a conscientização sobre a importância da redução de resíduos e encoraja práticas de consumo sustentável.
  • ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima): Educa sobre o impacto do lixo no clima e como a tecnologia pode ajudar a mitigar esses efeitos.

E, adivinha? Criamos um tutorial completo em PDF para que você possa baixar, imprimir e utilizar na escola com os seus alunos.

Você pode resgatar o seu tutorial assinando a nossa News Letter no final desta página! Você receberá o PDF em seu e-mail.

 

E, adivinha? Criamos um tutorial completo em PDF para que você possa baixar, imprimir e utilizar na escola com os seus alunos.

Você pode resgatar o seu tutorial PREENCHENDO O FORMULÁRIO ABAIXO! Você receberá o PDF em seu e-mail.

Railane Costa

Railane Costa

Engenheira da Computação | Mestre e Doutoranda em Ensino (UESB) | Professora de Robótica | Maker e Robotiquer | Fundadora do Da Lousa à Robótica | CEO - RCS Educação & Tecnologia

Já assistiu aos vídeos em nosso canal do YouTube

Clique no botão abaixo e se inscreva!

Comente o que achou!

Este post tem 8 comentários

  1. Fernanda Schleier

    Muito legal! Tá lindo o blog, parabéns! 👏🏻

    1. Luciana

      Adorei. Parabéns!!!!

  2. Nara

    Parabéns!!! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa boa ☺️

  3. Danyelle Ravenna

    Amei o blog.

  4. Jordana

    Minha prô de Robótica é a melhor do Brasil em didática acessível e sustentável ❤️❤️

    1. Tiago

      Excelente. Parabéns

  5. Ilka

    Parabéns show! Amei

Deixe um comentário

Veja mais
Atividades

Atividade Desplugada

Início Blog Método Da lousa à Robótica Vitrine X Pensamento Computacional Desplugado Ensinar computação na escola, nem sempre requer o uso de computadores ou outras

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Seja sempre avisado assim que surgir conteúdo novo.

DESTAQUE DA SEMANA

Participe da Masterclass para Professores do Ensino Médio

Materiais mais populares:

OFERTA DA SEMANA

Use o cupom "SEMANADLR" para resgatar o seu desconto na hora da compra!